sábado, 30 de janeiro de 2010

Sasuke vs. Danzou









(ou: Às vezes eu tenho medo dos fãs de “Naruto”).






Se você não acompanha o mangá “Naruto” pelos scans da Shounen Jump, o texto abaixo pode conter SPOILERS!









Depois de Sasuke vs Itachi, Sasuke vs Danzou foi a luta mais esperada pelos Sasuketes. Quando pensávamos que matando Itachi, Sasuke estaria livre do seu objetivo de vingança, a luta dos dois irmãos Uchiha era esperada como o divisor de águas entre o Sasuke Vingador para o Sasuke ???? – Afinal, o que Sasuke faria após sua vingança? Entretanto, a história do último Uchiha não seria tão simples assim. Não bastou matar Itachi. Haviam mais envolvidos: Madara, Danzou e os conselheiros/anciões de Konoha. Danzou foi o primeiro na lista do Sasuke, logo, o motivo da espera ansiosa pelos Sasuketes – que simplesmente amam ver o Sasuke batendo (ou apanhando... :P).






E é aí que entra o segundo título para este post.






Danzou foi apresentado no mangá no início da segunda fase como um inimigo em potencial da Tsunade. Vários personagens, inclusive Jiraya, a alertaram sobre ele e seus planos de um golpe de estado. Danzou colocou Sai no Time 7 para fingir uma aliança com Orochimaru e matar o Sasuke sorrateiramente. Quase todo mundo odiava o Sai e Danzou por causa disso, mas ainda haviam demasiadamente exagerados rondando o líder da ANBU Raiz. Algumas centenas de capítulos depois, as pontas soltas destes fatos se amarram e se explicaram. Afinal:






1) Por que Danzou fazia tanta questão de matar Sasuke ? – A resposta até parece natural, uma vez que Danzou era líder de uma facção ANBU e nada mais normal esperar que ele enxergasse Sasuke como uma ameaça à Konoha. Mas por que matar apenas o Sasuke? Por que Kabuto não fazia parte da missão do Sai? Não se espera ingenuidade de um homem na posição de Danzou, e era óbvio que se Sasuke era importante para o Orochiumaru num futuro próximo, Kabuto foi o único responsável por mantê-lo vivo até o momento certo para a troca de corpos.






A resposta veio com o envolvimento de Danzou no massacre do clã Uchiha, a necessidade de eliminar Sasuke antes dele descobrir a verdade e o medo de Itachi – afinal, o irmão mais velho ainda estava vivo na época. Belo exemplo da “vontade do fogo” temos aqui!






2) Como o Orochimaru foi tão ingênuo a ponto de confiar na aliança oferecida por Danzou? – Não se espera que um ex-Akatsuki, procurado pelo “bandidos” e pelos “mocinhos” da história, confie em estranhos.






- Centenas de capítulos depois, vem a resposta: Danzou e Orochimaru não eram estranhos, mas aliados. De certa forma, eles tinham objetivos comuns – o que também explica porque Danzou ordenou Sai a matar apenas Sasuke, mas poupar Orochimaru e Kabuto. Afinal, manter um inimigo de Konoha vivo para continuar seus experimentos com o DNA do Primeiro Hokage é um sacrifício que a vila deve fazer para deixar Danzou mais forte, né? Ninguém consegue seus objetivos sem sacrifício... (melhor ainda se o sacrifício for de terceiros).






3) Por que Konoha (aka Danzou + anciões) tomou a decisão tão drástica de exterminar os Uchiha? – Oras, qualquer um sabe que matando o líder de uma rebelião, seus seguidores serão facilmente controlados. Por que exigir que Itachi matasse TODOS, e não apenas o líder?






- Depois que vimos o braço de Danzou, a resposta é óbvia. Mais um sacrifício em prol do bem de Konoha? Não... em prol de Danzou mesmo, como em todos os outros casos.






Quanto mais destaque ele recebeu na história, mais ele se mostrou sendo uma pessoa digna apenas de repúdio. Danzou cresceu nas sombras. Escondido, ele criou uma organização que, na prática, obedecia apenas a ele. Um exército cego, surdo e mudo, disposto a morrer seguindo os ideais de um mestre, não importa o quanto estes ideais sejam obscuros. Isso não lembra nada do mundo real?






Terroristas são assim. Seguem um líder que vive nas sombras, com idéias distorcidas do que é a paz, cumprindo missões suicidas que trazem apenas mais guerra e mais ódio contra eles mesmos.






Danzou estava lá quando as grandes nações ninja se uniram para destruírem a tentativa de Nagato e seus amigos de construir um mundo de paz. Claro! Afinal, para Danzou – um ninja que almeja ser mais forte que todas as nações ninja – um mundo sem guerras não faz sentido. Como ele vai provar seu poder se não houver guerras para ele se enfiar? Não importa que isso cause a morte de seus soldados fiéis, ou de pessoas inocentes, contanto que ele esteja intacto para continuar dando ordens. São sacrifícios “justificáveis”.






Danzou, como qualquer líder terrorista, não passa de um hipócrita. Usa palavras bonitas como “defender Konoha”, “sacrificar-se pelo bem comum” para iludir seus aliados e garantir apenas o seu próprio bem-estar. E sua ganância é tão grande, que ele não tem escrúpulos ao se unir a um velho inimigo de Konoha para ganhar mais poder. Ou a determinar a morte de uma família inteira com a justificativa fraca de que estaria evitando uma guerra para roubar o poder único desta família.






E aí vem a minha indignação com os leitores de “Naruto”.






Em nenhum momento M. Kishimoto exaltou Sasuke como herói. Pelo contrário. Como o antagonista do personagem principal, Sasuke sempre teve objetivos contrários ao ideal pregado pelo Naruto: Vingança vs. Perdão.






A diferença entre Sasuke e Danzou é que o primeiro é uma mera vítima do segundo. Eu entendo os leitores não gostarem do Sasuke porque ele abandonou o Time 7 para seguir sozinho com seus objetivos. Mas não entendo idolatrarem o Danzou apenas para justificar seu ódio pelo Sasuke. Eu tenho medo mesmo de pessoas assim. Distorcer os fatos do mangá para mentir para si mesmo quanto à importância de um personagem na história é assustador. Não pela história em si, mas porque isso mostra como é fácil para os Danzous da vida real manipularem seus exércitos. E eu tenho medo dos Danzous da vida real conseguirem realizar seus objetivos iludindo as pessoas com palavras bonitas e ações obscuras.






Você pode xingar o Sasuke por ter deixado Konoha, por não confiar nos laços com o Time 7, por se deixar levar pela vingança. Mas em nenhum momento Sasuke pode ser acusado de enganar ou iludir seus companheiros para o seu próprio proveito. Ele sempre deixou claro seus objetivos, seja para o Time 7, seja para o Hebi/Taka. Você pode acusá-lo de abandoná-los, mas nunca de enganá-los.






Sasuke vs Danzou não foi uma luta de mocinho vs bandido, mas de oprimido vs opressor. Nenhum dos dois estava correto, mas torcer para que o opressor continue vivendo para orpimir mais vítimas é algo que eu não consigo entender. Sasuke pode estar errado em desistir de seguir a vida para correr atrás de uma vingança, mas eu me senti feliz ao ver o reinado de sombras de Danzou voltando para o fundo da terra de onde nunca devia ter saído.












Como Kishimoto nos alertou, a história está cada vez mais complexa. Sasuke não é um vilão, está apenas fazendo o “trabalho sujo”, abrindo caminho para Naruto surgir com seu ideal de paz. É intrigante ... e triste... que as coisas tenham que ser assim.













#480


Eu gostei do cap. Gostei porque ele mostrou o Sasuke estrategista que eu tanto sentia falta, mostrou um Danzou que não desiste e luta até o fim. Um inimigo a altura do Sasuke.






Quanto à Karin, em nenhum momento pensei que ela havia morrido. Essa hipótese só me passou pela cabeça depois de ler os fóruns sobre o cap. Sasuke não precisaria pedir para ela não se mexer se ele tivesse apenas pensando em atingir os órgãos vitais de Danzou e não se importasse com o bem estar dela. Mesmo porque, Karin é uma aliada importante para Sasuke, ele não pode se dar ao luxo de dispensá-la.






Mas talvez isso mude algumas coisas entre Taka e Sasuke. Vamos esperar para ver.










Pontos altos do #480:










Danzou no #478: “Comparado ao Tsukyomi do Itachi, (...), você está tão longe dele quanto a terra está do céu”.


Resposta do Sasuke: Antes um Tsukyomi inferior ao do irmão mais velho, que nenhum Tsukyomi! ;)






LOL! Queria conhecer um hater pessoalmente para ver a cara de decepção com este cap! É sempre assim e eles não aprendem. Ficam citando o Deidara dizendo que Sasuke não passava de um idiota com um doujutsu poderoso, mas foi Deidara que se explodiu enganado pela estratégia do Sasuke. Estufam o peito para idolatrar KillerBee, mas se esquecem que ele mesmo admitiu que estaria perdido se não fosse o Hachibi, e que Sasuke está entre seus oponentes mais fortes. Agora eles usam a comparação do Tsukyomi, mas são obrigados a assistir Danzou perder a luta por causa de um genjutsu.






A ironia de Kishimoto chega a ser poética!






Danzou perdeu a luta da maneira mais poética. Iludido. E não estou falando do genjutsu do Sasuke, mas da ilusão que ele criou para si mesmo, se achando mais forte e mais importante que qualquer outro shinobi.






Adeus Danzou, você já foi tarde!










- “Um a menos... irmão”.











Para os que enchiam a boca para dizer que Sasuke havia se transformado numa marionete do Madara, aí vai sua resposta. A única força que move o Sasuke é o arrependimento pela morte do irmão e o ressentimento contra os que causaram isso.


Se Sasuke cortou todos os seus laços, um ele ainda mantém: o laço de ódio por Itachi, que agora voltou a ser o antigo laço de amor entre os irmãos.


Se ainda existe um resquício de amor, é porque o velho Sasuke, aquele dos tempos do clássico e do Time 7, ainda resiste sob o ódio que o consome.










Novidades sobre fics!











“A Volta do Time 7” foi atualizada, depois de meses sem notícias.


Eu sei... Escrever fic fazendo mudança não dá certo. E para ajudar, sem MSN está difícil entrar em contato com a Mia e a Ro para discutirmos os caps.






Entre mortos e feridos, o cap 37 já está online. POV do Sasuke. Leiam e deixem reviews!


http://fanfiction.nyah.com.br/historia/10285/A_Volta_Do_Time_7/capitulo/37

4 comentários:

  1. Ótimo, Bastet! Você conseguiu passar para o papel toda a minha opinião também.

    Engraçado que você falou dos haters que estufam o peito para defenderem os ideais do Danzou, e eu tinha acabado de ler as opiniões sobre o capítulo lá na NAK, onde o pessoal acabou vangloriando o Danzou.

    Eu senti medo dos comentários deles.

    Parece que se esqueceram de quando a vila foi atacada por Pain, e todos os shinobis e a Hokage Tsunade lutaram com coragem e não entregaram ninguém de Konoha. Enquanto isso, onde estava Danzou? Sim, escondido esperando Konoha ser destruída para depois tomar o posto de Tsunade.

    O engraçado também é a forma como o Sasuke lavou a cara do Danzou e dos haters de uma forma tão poética, como você mesma disse, que foi também um ponto relevante no capítulo, e uma delas foi Sasuke dizendo que Danzou fez um discurso sobre auto-sacrifício, mas no final acabou passando por cima de todos, e desta vez a Karin pagou.

    Eu sei que a vingança do Sasuke é errado, e é triste vê-lo seguindo esse caminho. No entanto, sinceramente, eu fiquei feliz por ele nesse capítulo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa parte aqui ó:

    Em nenhum momento M. Kishimoto exaltou Sasuke como herói. Pelo contrário. Como o antagonista do personagem principal, Sasuke sempre teve objetivos contrários ao ideal pregado pelo Naruto: Vingança vs. Perdão.

    Realmente, era algo que eu sempre pensei, mas não tinha colocado pra fora ainda.
    xDDD
    Gostei da Análise do cap, ficou bem legal.
    E dou [2] na Cassi ai em cima \o

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Cassi. É engraçado como muitos pontos do mangá são esquecidos quando é para distorcer as coisas e rebaixar o Sasuke. Tsunade sempre agiu pensando em proteger a vila, e está em coma. Kakashi sempre agiu pensando na vila e quase morreu. Naruto sempre pensou na vila e quase se perdeu para a Kyuubi. Enquanto isso... Danzou estava apenas esperando a vila ser destruída para poder dar seu golpe de estado, proibindo inclusive a ANBU Raiz de lutar contra Pain.

    Mas se é para defender alguém que está lutando contra o Sasuke, aí sim, as ações de Danzou são justificáveis. Por isso não levo haters a sério.

    LOL

    Eu, Milla e Cassi sempre com pensamentos parecidos sobre o mangá!

    ResponderExcluir
  4. "Sasuke não precisaria pedir para ela não se mexer se ele tivesse apenas pensando em atingir os órgãos vitais de Danzou e não se importasse com o bem estar dela. Mesmo porque, Karin é uma aliada importante para Sasuke, ele não pode se dar ao luxo de dispensá-la." - Eu penso exatamente igual a você, Irmuxa! Eu quero acreditar nisso! Seria muito triste se Sasuke se tornasse uma pessoa tão cruel ao ponto de matar uma pessoa que confia nele!
    .
    Eu ando muito atrasada em relação ao mangá em tão fiz muito bem em ler isso, e você escreve mtoooo bem mesmo!
    Acho que você disse tudo, Carla!
    A Luta contra o Danzou tá sendo uma das minhas preferidas, apesar de eu achar que ele tá muitoooo, éééé canivete-suiço? oO
    Mal posso esperar o desenrolar de tudo!
    E será que sou só eu que choro a cada menção que o Sasuke faz do Itachi no mangá? T____T
    Ele não podia ter morrido!!!!!!!!!!!
    .
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...