sábado, 27 de fevereiro de 2010

Naruto 483 e 484 / SasuSaku: amor vs ódio

Sakura finalmente encontrou o Sasuke.  \o/

Na verdade, todo o antigo Time 7 encontrou o Sasuke. Mas Kishimoto sempre deixa para a Sakura a honra de encontrá-lo primeiro e ter a chance de ficar algum tempo sozinha com o Sasuke. Ponto para nós, que torcemos pelo dia que veremos tanto amor e dedicação serem correspondidos a altura!

Os últimos capítulos de Naruto me fizeram chorar copiosamente, a ponto de eu colocar os romances japoses como #1 no ranking dos dramas. Novelas mexicanas são coisas do passado! Kishimoto está passando a perna nos nossos amigos latino-americanos!

Os dois últimos capítulos serviram para duas coisas: preparar o reencontro do Time 7 e reafirmar que Sasuke, mesmo caminhando sozinho para a escuridão, jamais será abandonado pelos seus antigos companheiros. Mas eu não vou fazer uma resenha dos últimos capítulos. Textos excelentes sobre o #483 e #484 podem ser encontrados nos blogs Under the Same Sky da Cassi, ou Teorias da Milla.

Kishimoto pode dizer em suas entrevistas que Kakashi é quem seria o mais importante neste arco, mas é indiscutível que o reencontro do Time 7 foi marcado pelo reencontro entre Sasuke e Sakura.

Tudo começou com a Sakura se livrando elegantemente dos seus companheiros (provando que é uma excelente ninja médica e conhecedora de antídotos, venenos e poções) para seguir sozinha até o Sasuke. E quando ela o encontrou, a constatação óbvia: não foi por aquele Sasuke que ela se apaixonou. A decepção nos olhos dela, principalmente depois que Sasuke anuncia que vai atacar Konoha, foi tocante. Depois, ainda veio a surpresa de ver o Sasuke, a pessoa que ela tanto amava, transformado a ponto de tentar matá-la pelas costas. Foi chocante para os fãs do casal, mas compreensível dentro do contexto da cena e das últimas ações do Sasuke.
 
Sasuke está frio e indiferente, mas mesmo com a aparição do Kakashi, SasuSaku não saiu de cena. Quando achávamos que Sakura seria colocada de lado para salvar a Karin e deixar a luta para os "meninos", ela aproveita uma brecha para se aproximar pelas costas do Sasuke e golpeá-lo. E então, num apanhado de flashbacks, podemos ter uma pequena amostra do conflito de sentimentos que deixavam as expressões da Sakura tão duras e tristes nos últimos capítulos.

Sakura sentiu na própria pele o quanto Sasuke está dominado pelo ódio e pela vingança. Ela perdeu todas as esperanças de ver o Sasuke que ela amava novamente. E depois de ter presenciado a destruição da vila e o sofrimento de tantas pessoas, ela descobre os planos do Sasuke de agir contra Konoha.

Mas mesmo sabendo que o "certo" é atacar o Sasuke, impedir que o ódio continue o consumindo e levando mais sofrimento para ela e para os outros, Sakura não consegue acertá-lo. Ela o ama, mesmo que ele já não seja mais o Sasuke que ela admirava timidamente na infância, ou o Sasuke que se aproximou tanto dela a ponto de dividir seus segredos ou lhe agadecer pelo amor que ele não podia corresponder.

É por ser a pessoa que mais ama o Sasuke, que mais perto chegou do coração dele, que Sakura se sente obrigada a matá-lo. Pois se ela matá-lo, não haverá mais ninguém com maiores motivos para se vingar dela e o ciclo de ódio se encerraria.

E é por amar o Sasuke que Sakura não consegue realizar seu dever. Mesmo que Karin afirme que o chakra dele mudou, que ele não é mais o mesmo, ele ainda é o único Sasuke Uchiha que existe no mangá. O único amor da Sakura.

Foi ele quem se perdeu para o ódio, se Sakura perdesse seu amor também, nem Naruto poderia salvar os dois.

Da mesma maneira que Kishimoto trabalhou a transformação do Sasuke até torná-lo um vilão aparentemente sem laços ou sentimentos além do seu objetivo de vingança, ele também transformou SasuSaku no maior exemplo do conflito entre o amor e o ódio. 

Sasuke é movido pelo ódio, Sakura pelo amor.

Ela sofre por ele, mas é incapaz de machucá-lo. Ele se sente ameaçado pelo que ela representa, por isso não hesita ao atacá-la.

SasuSaku passou de um casal de companheiros de time para um casal de inimigos.

À primeira vista, o amor é fraco e o ódio é forte. Mas é o amor o único sentimento que ameaça o ódio. Sasuke vai tentar se livrar desse sentimento, achando que ele o enfraquece, tentando se livrar da Sakura, do Kakashi e do Naruto (afinal, seus laços com seu mestre e seu "irmão" também são formas de amor). Ao mesmo tempo, Sasuke só poderá se livrar deste ódio que aparentemente o deixa mais forte quando entender que é só o amor que o dará forças para enfrentar a dor que ele ainda sente pela morte do clã e o sacrifício de Itachi. Dor que apenas alimenta o ódio, e que por isso seu próprio ódio não deixa cessar.

O Time 7 ainda tem um longo caminho a percorrer antes da cena sonhada pelo Naruto, de ver todos sorrindo novamente, se realize. Mas a cada capítulo fica claro que SasuSaku é muito mais que fanservice para alimentar briguinhas de casais.



Crossposted: Defenders of the Deep Love ♥˜)
http://dotdl.blogspot.com/2010/02/sasusaku-amor-vs-odio.html 
ou no orkut

5 comentários:

  1. Sim! T-T

    É incrível como é sempre a Sakura a ver o Sasuke primeiro, e sem dúvidas é graças a ela que esse reecontro está acontecendo, mesmo que ela tenha agido de uma forma irresponsável querendo parar Sasuke sozinha e mentindo para o Naruto.

    Eu espero realmente que o Kishi nesse reecontro mexa nem que for um pouquinho no coração do Sasuke, e que cada um possa fazer sua parte para isso. E como sempre, quando for a vez da Sakura, sempre irei chorar demais, porque o amor que ela tem por ele é muito grande... e triste. T-T

    Eu parei pra pensar e depois de reler a entrevista do Kishi eu tive mais certeza ainda...

    Kishi disse na entrevista que a premissa básica é que a Sakura ama o Sasuke, mesmo sendo a pessoa que sempre esteve ao lado dela.

    E a Sakura cresceu demais, ficou muito forte, tem habilidades que são responsáveis por salvar vidas humanas e, mesmo assim, hesitando em matar Sasuke, ela prova que o amor que tem por ele é maior que tudo isso.

    Algumas pessoas podem chamar isso de egoísmo, mas quando a gente gosta de alguém demais, como a Sakura ama o Sasuke, realmente fica difícil de se livrar desse sentimento, mesmo se o sacrifício for para proteger outras pessoas ou coisas.

    Isso me lembra da fala do Gaara para o Lee em que ele diz que mesmo a pessoa que a gente gosta esteja fazendo coisas ruins ou seja uma pessoa ruim, é difícil DEMAIS deixar de amá-la. :/

    ResponderExcluir
  2. Mesmo o Naruto sendo a pessoa que sempre esteve ao lado dela*

    ResponderExcluir
  3. ai Bastet T-T assim eu choro.. [2] em tudo o que você escreveu...nunca vi um casal que sofre mais do que SasuSaku..
    e pra quem dizia que a Sakura não amava mais o Sasuke, esses ultimos capitulos so nos mostraram o TAMANHO do amor dela.Ela chegou ao ponto de querer mata-lo para que ele nao afunde mais, não sofra mais.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras... ^^
    Espero que você tenha razão... T_T
    Olhando por esse lado, talvez seu ponto de vista esteja mesmo certo...
    Você conseguiu me dar esperanças SasuSaku de novo! rsrs
    Porque confesso que fiquei decepcionada quando li esse capítulo... =/
    Afinal, o Sasuke tentou atacar a Sakura, e você deve ter razão, é porque ela é uma ameaça pra ele, pro jeito frio que ele construiu... Mesmo assim, foi triste ver ele ter coragem de atacá-la sem pensar, desconsiderando tudo que ela já fez por ele...
    Claro, ele está dominado pelo ódio, pela vingança...
    Mas ainda assim foi triste! y.y
    De qualquer forma, o Time Sete já passou por tantas coisas, acho que do jeito certo, o Sasuke vai considerar esses momentos [aliás, muito fofas as fotos do time 7 que estão no final do seu blog! *-*], mesmo tomado pelo ódio, ele não é uma pessoa má, ele só está fora de si, mas o verdadeiro Sasuke, que com certeza ainda habita nele, este sim pode ser resgatado, e espero que os verdadeiros amigos dele consigam fazer isso em breve... T.T

    ResponderExcluir
  5. Desde o início SasuSaku foi mostrado como um casal sofrido: Sakura tentando se aproximar mais do Sasuke e ele sempre a repelindo, sofrendo com a morte da família e o desejo de vingança. Não é novidade o mangá vir com cenas que nos deixam tristes e desesperançosos... SasuSaku foi feito para só terminar como casal no final. É justamente essa aura de amor quase-impossível que me encanta neles.

    E se formos olhar pela lógica do Sasuke, ele apenas se defendeu da Sakura. Foi ela que o procurou com a intensão de traí-lo, foi ela quem se aproveitou da distração dele com Kakashi para apunhalá-lo pelas costas. Mas é claro que o Kishimoto podia nos fazer um fanservice... Se eu estivesse escrevendo a cena, faria o Sasuke relembrar da Sakura que confessou amá-lo aos prantos no passado e agora deseja tanto matá-lo. Faria ele ficar em dúvida sobre o quanto suas atitudes fizeram a Sakura "mudar" em relação a ele.

    Mas seria esperar demais de um shounen!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...