quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Por que escrever fanfiction?

O post abaixo foi inspirado pelo artigo publicado no site Fuel Your Writing, escrito por Robert Smedley e, principalmente, nos comentários de vários ficwriters em resposta.


(Fanficiton: Vale o tempo do escritor?)


Rob Smedley começa seu artigo mostrando o ponto de vista de alguns autores contrários a fanfictions. Ele diz entender suas razões, alegando que, por mais divertido que seja escrever sobre seus personagens preferidos, a sensação é de que "estamos brincando com os brinquedos de outra pessoa", e que "no final do dia, temos que guardá-los na caixa e devolver para o seu dono". Em suma, o que alguns autores alegam é que seria muito mais produtivo e interessante você escrever seus próprios personagens, ao invés de "brincar" com os personagens dos outros.

Mas não é por isso que fanfiction deve ser considerada uma total perda de tempo. Quando queremos testar nossas habilidades com a escrita, sem precisar imaginar todo um mundo por trás de uma simples história. É muito mais rápido escrever um conto dentro do Universo que Rowling escreveu para Harry Potter, que imaginar novos personagens secundários, presos a novas regras, descrições, etc. Mas para o autor do artigo, embora seja um exercício util, ainda é uma forma pobre de se expressar.
E é aí que vem a perguta: por que, então, tantos ficwriters talentosos se prendem a obras de outros autores e não escrevem suas próprias originais?

A primeira resposta para esta pergunta é bem simples: porque ficwriters são apaixonados pelos personagens que escrevem, sendo suas criações originais ou não. É a mesma resposta que daria para a pergunta Por que ler fanfictions? - Quando nos envolvemos demais com uma história, queremos fazer parte de ao menos um pouquinho dela, e escrever e dividir nossas teorias para um ou outro personagem acaba virando uma necessidade.

Esta interação entre fãs que escrevem e leem fanfiction também é apontada no artigo de Smedley. É muito mais divertido escrever quando temos uma comunidade enorme acompanhando as histórias, encorajando a escrever o próximo capítulo, opinando e recomendando nossas fics. Quando escrevemos uma original, esse trabalho é solitário. Pouquíssimas pessoas começam a ler uma história original que ainda não está completa, e dificilmente você vai conquistar uma legião de fãs como os fãs de HP emprestados da JKRowling, por exemplo.

Smedley termina seu artigo comentando que achou interessante o universo das fanfiction, mas que não conseguiu formar uma opinião para responder a pergunta inicial: Vale a pena perder tempo escrevendo fanfiction?

Bem, ele deixou a pergunta aberta para ficwriters respoderem, e algumas respostas foram muito interessantes me fizeram refletir bastante, a ponto de decidir escrever este post.

A maioria das respostas defendem as fanfiction por motivos não muito diferentes dos já citados acima. Outro argumento a favor das fanfictions é que elas são o primeiro passo para excelentes escritores acabarem criando coragem de começarem suas próprias histórias. O post sobre a Roxane Norris é um belo exemplo que fãs de HP e Naruto devem conhecer muito bem.

Mas ficwriters experientes também tem as suas críticas. A WebMistressGina apontou um grave problema que escritores que começaram nas fanfictions encontram quando começam a escrever suas originais: a capacidade de descrição. É muito fácil escrever uma fic de HP. Todo mundo sabe como é a aparência de Harry, como Hogwarts é enorme, as regras da escola separada em quatro casas, etc. Agora imaginem tendo que escrever algo semelhante e explicar tudinho, como a JKRowling explicou ao longo dos sete livros? Não é tarefa fácil. E, embora fanfiction seja um ótimo exercício, acamos não exercitando técnicas de descrição em fics, porque os fãs já conhecem os detalhes da obra original. Você pode até dizer que odeia histórias com descrições enormes da aparência de um personagem ou de um cenário, mas quando somos apresentados a um universo orginal precisamos delas para nos ambientar. Um autor que não consegue descrever o que "vê" na cabeça quando está escrevendo, é um autor ruim.

Concluindo: como ficwriter é claro que eu acho que fanfics não são perda de tempo. E respondo que escrevemos fanfiction como uma forma de aumentar nosso envolvimento com uma história que gostamos e também como uma forma de exercitar nossa criatividade. Por último, escrever fanfiction é uma forma muito legal de interagir com outros fãs, discutir idéias e fazer grandes amigos.

Agora, escolha seu fandom e comece a escrever!

XD

2 comentários:

  1. Eu acho que o motivo maior que nos faz mergulhar em fanfics é justamente a paixão pelos personagens. Não vemos muitas fics que enaltecem só os cenários ou mesmo só o tema. Quando isso é o que desperta a motivação de algum autor, ele parte em busca do seu original, ambientando sua história, seus personagens próprios no tema escolhido. O grande barato da fanfic é justamente a viagem que fazemos juntos, nós, os fãs, atrás daquilo que determinados personagens despertam dentro de nós. Formamos turmas, grupinhos reunidos pelos corredores da internet, cada um tentando, à sua maneira, expor e compartilhar o tanto de maravilha assombrosa que viu crescer dentro de si com "aquele beijo", com "o jeito como aquele personagem balança o cabelo", "revira os olhos", "esconde seus amores e medos", “ri seu riso luminoso”. Coisinhas tolas, coisinhas cotidianas e banais, mas que são verdadeiras chaves mágicas destrancando lugares obscuros, inimagináveis dentro do nosso próprio universo secreto. Apaixonar-se é bem assim. É romper a magia, assenhorar-se dela, vê-la fluir de dentro de nós mesmos como uma enxurrada de poderes e encantamentos que não cabem dentro de um coração só. Aí nós nos seguimos, nós, os fãs, seguimos juntos no encalço daqueles personagens que acordaram nossas próprias maravilhas. E compartilhamos experiências, buscamos cúmplices, sussurramos uns aos outros nossa emoção transbordante. Os personagens são isso. Você pode ser o dono dele, ao escrevê-lo. Mas o que ele acorda dentro de mim é meu e isso fica maior do que o que eu posso segurar sozinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse artigo. =D

    Bem, eu posso dizer por experiência que escrever fanfictions é sim um exercício que aprimora a sua forma de escrever, mas também não significa que se a sua fic faz sucesso, você já pode escrever um livro. Como disse, é uma das diversas formas de exercitar a escrita profissional.

    Se vale a pena? Claro que sim! Se você souber absorver as críticas, pode ter nas fanfictions uma grande ferramenta.

    Mas, também tem o lado que, nem todos os ficwritters desejam virar escritores profissionais. Alguns simplesmente escrevem por prazer, por amor a algum personagem, série, etc. Por Hobbie. Emfim.

    Além disso, uma história (seja um mangá, um filme ou um livro) nunca conseguirá preencher todas as pequenas lacunas que a mente de uma pessoa criativa pode imaginar. Naruto, por exemplo: Sasuke é um dos personagens mais amados (e odiados também, claro) da série. Mas ninguém sabe como ele seria romanticamente, pois a vida dele nunca teve espaço para isso. Então nós ficamos imaginando milhões de possibilidades, e nos divertimos com isso. E em compartilhar essas idéias.

    Alguns escritores podem não apoiar, mas, se eu fosse uma escritora de sucesso, certamente ficaria muito feliz se milhares de pessoas demonstrassem a sua paixão por uma obra minha por meio das fanfictions.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...