sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mini-dicionário do universo das fanfictions

Para quem ainda está descobrindo este universo enorme das fanfictions (e que graças à internet se expande cada vez mais), pode acabar se deparando com uma série de termos desconhecidos, a maioria derivada da língua inglesa. Mas como para tudo na vida sempre há uma solução, aqui vai um pequeno glossário de vários termos que podem ser encontrados em descrições de fics ou nos sites especialisados. Para você não se assustar futuramente caso comece a ler uma fic com o aviso slash/mpreg, ou acha que ooc e marysue são elogios a um personagem, sugiro clicar no link abaixo!



Termos Básicos:

Fanfiction, fanfic, fic: oficialmente, o termo em inglês significa "ficção criada por fãs". Ou seja, uma história fictícia de outra obra cujo autor seja fã. Se você escreveu uma história original, ela não é uma "fic original".

Fandom: Universo no qual corresponde a fanfiction. Ex.: Harry Potter, Naruto, StarWars, World of Warcraft. Sim, o fandom pode ser de um livro, filme, mangá, HQ e até mesmo jogos.

Fanom: Idéias/teorias/casais bastante populares entre os fãs da obra, mas que existem apenas nas fanfictions. Ex.: O casal SnapeMione é um dos fanoms mais populares de HP.

Canon: Termo para indicar situações/persogens/casais que seguem à risca a obra original.

O.C. (Original Character): Personagem original. Ou seja, personagem que não existe na obra original, mas foi criado pelo autor da fanfictions e interage com os demais personagens.

OOC (Out Of Character): Personagem Descaracterizado. Termo que indica que um personagem está com características/personalidade diferentes do seu original. Salvo raras exceções, não é um elogio!

Mary Sue / Gary Stu: Personagem feminino ou masculino (respectivamente) idealizado, poderoso e perfeito demais para ser verossímel. Na maioria das vezes, aconselha-se evitar este tipo de O.C. em fics, sendo até proibidos em alguns sites. Também deve-se ter o cuidado para não descaracterizar um personagem, idealizando-o demais e, assim, transformando-o em um MarySue/GaryStu.


Tipos de Fanfiction:

Doujinshi: fanfictions de mangás japoneses, escritos e desenhados por fãs. O termo doujinshi pode ser um pouco mais abrangente, já que também inclui obras originais. Mas informações na Wikipedia (em inglês).


Crossover: Fanfictions que misturam diferentes universos (também chamados "fandoms"). Por exemplo, uma fanfiction onde Edward, de Crepúsculo, encontra-se com Lestat, de Entrevista com o Vampiro.

Darkfic: Fanfictions que apresentam temas depressivos, situações angustiantes em atmosferas sobrias.
Deathfic: Aviso indicando que os personagens principais morrem na fic.

Fluffy: Nossas conhecidas "água-com-açúcar".

Drabble: Fanfictions curtas, contendo um número fixo de palavras, preferencialmente 100. É também comum encontrar drabbles n x 100, formadas por n trechos de 100 palavras.

One-shot: Fanfictions com apenas um capítulo. Geralmente um conto curto, onde não há a necessidade de separar a história em vários capítulos. Também existem autores que gostam de classificar suas fics como Two-shot ou Three-shot quando a história é curta, mas dividida em dois ou três capítulos.

Long-shot: Fanfictions com capítulos numerosos e longos.

Songfic: Fanfictions acompanhada pela letra de uma música. Geralmente é one-shot.


PWP (Porn Without Plot): Pornô sem roteiro, também chamada de "Plot, what plot?" (Roteiro, que roteiro?). Como o nome indica, são fics com cenas puramente de sexo, sem nenhuma preocupação com a coerência dos fatos ou uma história em si.

Self-Inserction: Fanfictions onde o autor participa da história e interage com personagens. Alguns sites proíbem a publicação deste tipo de fanfiction.

Missing Scene: Descrição de uma cena possível de encaixar na história original. Muitas vezes é uma explicação do autor da fanfiction para um fato que não foi descrito na obra original. Ex.: uma fic contando o que Sasuke fez com a Sakura antes de deitá-la no banco ao partir de Konoha.

U.A. (Universo Alternativo): Há dois tipos de fanfictions que se enquadram nesta categoria. 1) Quando a história acontece com os mesmos personagens num universo diferente da obra original. Ex: Uma fanfiction de Naruto em Nova York, onde os personagens são policiais e não ninjas. 2) Quando a história desconsidera alguns fatos do original. Ex.: Uma fic de HP com Dumbledore vivo. Isso pode acontecer em fanfics de séries como Naruto e HP, onde o autor começou a fic antes de um fato acontecer ou a fic pode ser escrita propositalmente alterando um fato da história original. Neste último caso, é mais correto classificar a fanfiction como "What if", ou seja "E se...?" Ex.: E se Sasuke não tivesse matado Itachi?; E se Snape não tivesse matado Dumbledore?


Classificações quanto a romances/casais

NC / Hentai: Basicamente, fanfics que contém cenas explícitas de sexo e, por isso, devem ser classificadas como +18. O termo "NC" vem da classificação americana NC-17 (indicando que não é recomendada para menores de 17 anos) e é mais comum em fanfictions de obras ocidentais. Hentai vem do japonês, e é utilizado em fanfictions de mangás e animês.

slash/yaoi: Fanfictions que apresentam relacionamento homosexual entre dois personagens masculinos. O termo slash é mais comum em fics de obras ocidentais (Ex. Harry/Draco), e yaoi é usado para animês e mangás (Ex. SasuNaru).

femslash/yuri: Fanfictions que apresentam relacionamento homosexual entre dois personagens femininos. Ex. de femslash: Gina/Hermione, Ex. de yuri: SakuraIno.

Fanfictions de mangás/animês ainda podem vir com os termos: Lime, Lemon ou Orange, que especifica, respectivamente, cenas sugeridas de sexo, cenas explícitas de sexo entre dois homens ou entre duas mulheres.

Threesome/3-some: Fanfiction com cenas de sexo entre três pessoas.

mpreg (male pregnancy): Fanfictions slash onde ocorre a gravidez de personagens do sexo masculino.

NCS (non-consensual sex): Fanficitions onde ocorre relação sexual sem o consentimento de um dos personagens.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes são os termos mais comuns encontrados em descrições de fics. Muitos são termos que servem de alerta para determinadas situações que nem todos os leitores estão preparados. É importante conhecê-los para não termos surpresas ao ler uma fic e, principalmente, para utilizá-los corretamente ao publicar uma fic e escrever seu resumo.

Não coloquei neste post termos específicos para a classificação por faixa etária de fanfictions, uma vez que isso já foi postado aqui.

Alguns fandoms têm termos específicos, que não foram colocados neste post. Posso responder dúvidas sobre termos encontrados em fics de Naruto e Harry Potter, basta deixar um comentário.

Dicas sobre outros termos que acabaram não aparecendo aqui também são bem-vindas! Basta comentar!

XD

Um comentário:

  1. Eu não sabia que "fanom" era o nome oficial (?) de casais fumados, HAHAHAHAHAHA /ADÓRON XD

    E eu pensava que Mary Sue / Gary Stu se referia ao autor que se insere na história e se coloca como "o perfeitão"... Não sabia que isso também se aplicava a personagens :O

    Quanto às Deathfic, sempre interpretei que eram fics onde ocorriam mortes importante, mas não necessariamente de algum personagem principal... Por exemplo, de algum personagem próximo do principal.

    Enfim, muito bom esse post! ^^ Tem termos aí que demorei pra conseguir achar o significado... Agora, tá tudo explicadinho aê. 8D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...