segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sites brasileiros de fanfics

Postar sua fic num site especializado é uma opção melhor que manter seus arquivos numa página pessoal, como um blog. Será muito mais fácil para futuros leitores encontrarem suas fics, e em muitos destes sites, você tem uma página pessoal onde pode indicar o seu blog se quiser. Outra vantagem é que os sites de fanfictions já tem um design próprio para facilitar a leitura, além de vários recursos como postagem de reviews, interação com os leitores e estatísticas de leitura.

O fanfiction.net é o site de fanfictions mais popular hoje em dia, abrigando diversos fandoms em quase qualquer idioma. Entretanto, nem todo mundo está familiarizado com o site por ser internacional e, por isso, estar praticamente todo em inglês - principalmente as ferramentas de busca e publicação de fics. Alguns posts atrás, já publiquei algumas dicas para quem quer publicar no ffnet.

Entretanto o Brasil também tem várias opções de sites de fanfictions com a facilidade de estarem inteiros escritos em português, facilitando o processo de publicação. Para os leitores, também pode ser muito mais prazeroso navegar num site que abrigue fics apenas no idioma que nos interessa. Então, se você ainda não os conhece, basta seguir o link aí embaixo:


Atualmente é o maior e mais popular site brasileiro para hospedagem de fanfictions. Para publicar, basta criar uma conta no Nyah!, ler as regras e seguir as ferramentas de publicação. Para deixar reviews também é necessário se inscrever no site, e os leitores ainda podem dar notas a cada capítulo da fic e pontos de popularidade aos seus amigos. Autores podem escrever sua história online no próprio site, enviá-la para leitores beta ou mesmo guradá-la como rascunho. Há a possibilidade de criar séries, juntando várias fanfics sobre o mesmo tema, inclusive de autores diferentes. Aliás, o Nyah! foi o primeiro site que conheci que abre espaço para fics escritas em conjunto. Outra característica recente e que gostei muito é a possibilidade de acompanhar uma fic sem precisar favoritá-la. Acompanhar uma fic significa receber um alerta por e-mail avisando quando um novo capítulo foi postado.

Ainda tem a opção do Nyah!Club, criado para encorajar os usuários a manter o site e assim não precisarmos recorrer à comerciais no meio das fics. Por R$5,00/mês mais R$0,50 de taxa do Pagamento Digital, os membros do Nyah!Club têm uma série vantagens especiais, como maior destaque no site (e consequentemente, mais visualização das fics), prioridade no suporte, possibilidade de download das histórias (para quem não gosta de ler online), inclusão de efeitos sonoros nas suas fics, entre várias customizações exclusivas.
_._._._._._._


Associado ao AnimeSpirit, por isso acaba atraíndo mais fãs de animes e mangás. Apesar disso, o site tem uma lista grande de categorias, incluindo também filmes, livros, games, etc. Muitas características são semelhantes ao Nyah!, sendo também necessário se cadastrar no site para publicar fics ou para deixar reviews.

_._._._._._._


É o mais novo dos citados aqui, com apenas um ano e recentemente reformulado. A atualização das fics não é automática como no Nyah! ou no AnimeSpirits, os arquivos são enviados ao site e publicados só depois de betados. A principal característica é o conteúdo das fics, mais direcionado a fãs de personalidades, como bandas e atores - textos que muitas vezes são proibidas em demais sites de fnfiction. O site tem um design muito legal, e uma interatividade com os autores bem interessante, com artigos com entrevistas e destaques para fics do mês, etc.

_._._._._._._

Não acrescentei nesta pequena lista fóruns, nem sites especialisados em determinado fandom. Como minhas fics são de Harry Potter e Naruto, prometo futuros posts com os melhores sites de cada um!

Editado: Depois do comentário da MariMay indicando o ffsol, acabei fazendo mais um post sobre o assunto - Mais um site brasileiro para publicar suas fanfictions

2 comentários:

  1. Legal, Bastet! \o/

    Nunca tinha ouvido falar desse FanFic Obsession... E acho que você nunca ouviu falar da FF-Sol, né? XD Não é tão conhecido quanto o FF.net, o Nyah! ou o AS, mas foi onde comecei a postar minhas fics. ^^

    Quanto ao AS, na verdade, a postagem não é automática. Ela passa pela aprovação de algum moderador. E, particularmente, acho lá mais complicadinho de se virar do que o Nyah! ou a FF-Sol, mas sei de gente que prefere o AS. Gosto é gosto, hehe. XD'

    ResponderExcluir
  2. Brigadinha pela dica, Mary. Realmente, ainda não conhecia o FF-sol, mas já dei uma passadinha lá e também é uma ótima alternativa para publicar fics.

    Para quem também não conhece, segue o link:
    http://www.ffsol.org/portal/indexx.php

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...