quarta-feira, 26 de maio de 2010

LOST, Naruto e a Eterna luta do Bem vs. Mal

AVISO: Esta análise não tem a intenção de comparar as duas series. É apenas uma discussão sobre como o mesmo tema é tratado em histórias diferentes. LOST e Naruto foram escritas visando públicos diferentes, então, se for para comentar que uma história é mais realista / adulta / ingênua / mimimi nem perca seu tempo. Se você odiou o final de LOST, extravase sua decepção nas comunidades relacionadas.


No penúltimo capítulo de LOST descobrimos mais sobre o passado dos dois personagens antagonistas que, para mim, representavam a luta do Bem vs Mal na série. E foi impossível não compará-los com Naruto e Sasuke.

Em LOST, os dois garotos são realmente irmãos, irmãos gêmeos. Órfãos, os dois meninos foram criados por uma mulher, guardiã do maior segredo da ilha, que acreditavam ser sua mãe biológica. Num determinado momento, um dos meninos descobre que a mulher que ele amava como mãe era, na verdade, a assassina da sua mãe verdadeira e se rebela. O outro menino, Jacob, não entende a raiva do irmão e os dois acabam se separando. Jacob perdoa a mãe adotiva e continua ao seu lado, mesmo “sabendo” que ela sempre preferiu o outro irmão. Já o outro menino, cujo nome nunca é mencionado durante todo o capítulo, prefere se unir aos inimigos de sua mãe adotiva e passar o resto dos seus dias pensando numa forma de abandonar a ilha.

Em Naruto os antagonistas são representados como dois rivais, que acabaram se tornando amigos e membros de um mesmo time, para depois se separarem, cada um seguindo seu próprio caminho, até se encontrarem anos depois com objetivos opostos. A semelhança entre as duas series está justamente na origem dos antagonistas. Naruto e Sasuke poderiam ter seguido o mesmo caminho. Jacob e seu irmão também. Entretanto, Sasuke escolheu a vingança, Naruto o perdão. O mesmo vale para os dois irmãos de LOST.

Até aí é fácil interpretar as duas histórias: Naruto e Jacob são os bonzinhos, perdoar é certo e odiar é errado. Por isso Sasuke se tornou mau depois que se deixou dominar pelo ódio, por isso o irmão de Jacob é o monstro de fumaça de LOST. Mas que bom seria se tudo na vida pudesse ser classificado apenas como bom ou mau.

Até que ponto o irmão de Jacob é mau? Ele cresceu amando uma mulher que, mais tarde, descobriu ser a assassina da sua mãe e o separou dos que seriam a sua família. Quando descobriu a verdade, escolheu se distanciar das mentiras que sempre viveu e se uniu aos homens que poderiam trazer a destruição da ilha segundo a mulher que ele aprendeu ser uma mentirosa. Em quem acreditar estando na posição dele? De qualquer forma, no final da história, descobrimos que ele nunca deixou de amar seu irmão Jacob e sua mãe adotiva, mas foi traído por eles. Sim, Jacob, o que deveria ser o bonzinho da história, matou o próprio irmão – ou melhor, o condenou a se tornar o monstro de fumaça. Quem é mesmo o Bem e o Mal agora?

Do mesmo modo temos Sasuke. Em vários pontos da série, o Uchiha é confrontado com revelações sobre sua família e a vila que ele aprendeu que deveria defender. Ao contrário de Naruto, que perdoou o comportamento dos cidadões de Konoha contra ele na infância, Sasuke decidiu se rebelar. Mas afinal, quem estava errado? O clã Uchiha querendo tomar o poder, ou a decisão extrema de obrigar um Uchiha a matar toda a sua família?

Foi isso que o capítulo de LOST que contou a história de Jacob me fez refletir e recodar de Naruto. Como julgar quem está certo e quem está errado? Como decidir quem é o Bem e quem é o Mal quando todos são dotados um pouquinho de cada?

Mas esta análise não tem a intenção de redimir o Sasuke usando a história do irmão do Jacob. Como disse lá em cima, é apenas uma discussão sobre um tema tratado em duas series de maneiras parecidas.

Além das semelhanças entre os vilões, temos as semelhanças entre os representantes do “Bem”: Naruto e Jacob. Ambos cresceram resignados com a idéia que seus antagonistas eram mais amados (pela Sakura ou pela mãe adotiva) e mais espertos que eles. Ambos sofreram a dor da separação, se decepcionaram,  mas sempre buscaram o reencontro com o irmão. E a história de Naruto poderia terminar sendo a mesma do Jacob se Kishimoto desse ouvidos aos Sasuke-haters.

Tomado pelo ódio ao ver sua mãe adotiva morta pelo próprio irmão, mesmo que tivesse sido em legítima defesa, Jacob mostrou seu lado imperfeito e se vingou, condenando-se a viver com a culpa e na solidão o resto da sua vida. Naruto também teve seu momento de nos mostrar que carrega um “eu” obscuro e vingativo. Entretanto, Kishimoto fez seu herói aprender a controlar suas emoções sem gerar consequências ao seu futuro.

Naruto e Sasuke seguiram caminhos opostos, tiveram experiências diferentes. Sasuke é responsável por seus atos, uma vez que ele escolheu seu caminho. Entretanto, desejar que Naruto mate o Sasuke, que o Bem “mate” o Mal, pelo que aprendemos em LOST, não trás benefícios a ninguém. As pessoas seguem suas vidas por caminhos diferentes e têm percepções diferentes do que é certo ou errado. É complicado julgar alguém com quem temos laços tão profundos. E é a partir daí que vemos a importância do perdão, tão pregada em ”Naruto”.

Matar o “Mau” só trouxe infelicidade para Jacob. O mesmo acontecerá com Naruto se ele matar o Sasuke. Ao invés disso, o perdão, embora incapaz de matar o “Mau”, é capaz de transformá-lo. Esta sim, é a verdadeira maneira de derrotá-lo. (Sim, eu ainda acredito que Naruto sera capaz de trazer Sasuke para lutar ao seu lado, contra Madara ou qualquer outro final boss que Kishimoto inventar.)

XD

Um comentário:

  1. Isso tudo o que você disse é bem verdadeiro. Querer definir o que é "bem" e o que é "mal", é o mesmo que ver o mundo apenas em preto e branco.

    E eu também acredito que o Kishimoto irá fazer com que o Naruto consiga trazer o Sasuke para o seu lado novamente. o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...