quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Musashi

Musashi - Vol. 1 e Vol. 2

Autor: Eiji Yoshikawa

Editora: Estação Liberdade

922 páginas

Sinopse: Este romance épico baseado diretamente na história japonesa narra um período da vida do mais famoso samurai do Japão, que viveu presumivelmente entre 1584 e 1645. O início é antológico, com Musashi recuperando os sentidos em meio a pilhas de cadáveres do lado dos vencidos na famosa batalha de Sekigahara. Perambula a seguir em meio a um Japão em crise onde samurais condenados ao desemprego e à miséria por senhores feudais derrotados semeiam a vilania ditando a lei do mais forte. Os caminhos rumo à plenitude do ser jamais são fáceis, e em seus anos de peregrinação em busca da perfeição tanto espiritual quanto guerreira enfrentará os mais diversos adversários, tendo inclusive que sair-se várias vezes de situações desesperadoras. É numa dessas situações que, totalmente acuado, usará pela primeira vez, em meio ao calor da luta e quase inconscientemente de início, a surpreendente técnica das duas espadas, o estilo Niten ichi, que o tornaria famoso pelo resto dos tempos.

Informações sobre o livro no Skoob: Vol. 1 e Vol. 2.

Meu Histórico de Leitura sobre Musashi - Vol. 1.

Meu Histórico de Leitura sobre Musashi - Vol. 2


Quase mil páginas, que são tão deliciosas de ler que passam rapidamente, a ponto de eu me lançar imediatamente ao volume 2, também de quase mil páginas. Neste primeiro volume, conhecemos apenas metade da história de vida de Miyamoto Musashi, mas o mais legal é que não é apenas o caminho de Musashi que seguimos, mas os dos vários personagens coadjuvantes, que se cruzam de maneiras intrigantes por toda a cruzada. Joutaro, discípulo de Musashi, na inocência infantil às vezes parece mais sensato que seu mestre. Otsu, descrita sempre como bela e frágil, que devota um amor incondicional ao protagonista, e que, graças a esse amor, se transforma numa guerreira quando necessário. Akemi, uma menina esperta e corajosa, que vemos crescer e passar por maus bocados, fazendo-me sofrer junto com ela. O monge Takuan com sua sabedoria além da nossa compreensão e os atrapalhados vingadores Matahachi e sua mãe Osugi, entre outros. É incrível como é fácil se apegar a esses personagens, mesmo aparecendo esporadicamente, mas com ações muitas vezes decisivas para as supresas que a história frequentemente nos apronta. Impossível ser fã de Musashi e ao mesmo tempo não adorar Joutaro, Otsu e até mesmo Akemi, a jovem que parece ser a rival pelo amor do samurai.

O livro também é quase que essencial para os fãs de animes e mangás. Considerado leitura obrigatória pelos japoneses, nos dá uma idéia bastante precisa da sociedade e cultura japonesa, nos ajudando a enteder muitos conceitos que às vezes podem passar desentendidos para um leitor ocidental. Por exemplo, eu já escrevi uma análise aqui sobre NaruSaku / NaruHina baseada numa idéia transmitida pelo livro. Além disso, respeitando as diferenças entre o enredo e os reais motivos da partida de Musashi e Sasuke, a cena da despedida entre eles e Otsu ou Sakura, respectivamente, são praticamente idênticas. Assim como o comportamento de Otsu e Sakura após esta partida, continuando a buscar pelo amor que todos a sua volta acreditam não ser correspondido.

Mas comparar Naruto com Musashi é quase óbvio, uma vez que os cenários são bem semelhantes. Um exemplo de uma história que se passa na época atual, e que ao mesmo tempo mostra como a cultura japonesa descrita em Musashi nos ajuda a entender mangás é Bakuman. Logo no início da série, Mashiro e Azuki fazem uma promessa, de só se encontrarem novamente quando seus sonhos tiverem se realizado, que ambos dariam o melhor de si sem a distração do sentimento que sentem um pelo outro para atrapalharem seus planos. Pode parecer um comportamento rígido demais para nós, ocidentais, mas é exatamente esse o discurso de Musashi quando se separa de Otsu. Para buscar seu aperfeiçoamento, tanto físico quanto espiritual, ele escolhe um caminho solitário, árduo, mesmo sofrendo igualmente à sua amada. É o mesmo comportamento dos meninos Mashiro, Sasuke e Naruto... Mashiro precisa se tornar um mangaká para ser digno de Azuki, Sasuke tem laços com Sakura, mas os laços com sua vingança são mais fortes (em comparação ao amor que Musashi declara a Otsu e à espada), e Naruto não vai pensar em Hinata enquanto ainda tem uma promessa com Sasuke para cumprir. Primeiro eles precisam crescer e se tornarem dignos das mulheres que admiram. Pode parecer triste (e algumas vezes até irritante), mas é esse temperinho que deixa os romances japoneses tão dramáticos e angustiantes, nos obrigando a ler avidamente cada palavra, e tirando lágrimas de lamento e felicidade do início ao fim!

Mais: NaruSaku sob a ótica de Musashi

XD

Um comentário:

  1. Gostei da review, acho que vou pegar pra ler depois.

    Mas antes, tenho que ler Xogum (já comprei o livro), ainda não comecei, mas me disseram ser bom.

    Mas é bom saber que Musashi é legal, vai ficar na lista dos próximos =]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...