quinta-feira, 15 de julho de 2010

Publicando no FFnet - Parte 1: Guidelines

O site fanfiction.net é um dos mais populares do mundo para publicações de fanfictions, inclusive com vários usuários brasileiros. Entretanto, já vi vários ficwriters com dificuldades em postar no site, principalmente devido à pouca familiridade com o inglês, língua em que estão escritas todas as instruções e menus.

Numa tentativa de ajudar os que procuram divulgar suas fics em sites internacionais, comecei essa série de posts sobre o ffnet, que também se expande para o adultfanfiction e o fictionpress (mais detalhes nos próximos posts).

Esta primeira parte é dedicada às "guidelines", ou seja, as instruções do site para quem deseja publicar suas fanfictions ali. É crucial que um autor as leia e entenda, pois possui dicas excelentes para a publicação do texto assim como instruções que, se não forem seguidas, podem resultar na retirada da fic do site e até suspensão da conta.

A primeira vez que um autor vai publicar sua fanfiction no ffnet, ele é automaticamente direcionado para as "guidelines". Não é possível continuar o processo de publicação se você não descer toda a página e clicar em "Yes, I have read and agreed to the content guidelines". (Sim, eu li e concordei com as instruções de conteúdo.) Mas como muitos autores brasileiros acabam não entendendo o conteúdo, segue um resumo traduzido das instruções para ninguém mais precisar concordar com algo sem saber exatamente com o que está concordando!

A primeira parte é dedicada à etiqueta na publicação de fanfictions. Sim, existem regrinhas básicas que devem ser observadas por um autor e leitor educados - e isso vale para qualquer site de fanfic!

1 - Verifique a ortografia do texto. Hoje há editores e corretores de texto gratuitos que podem ser facilmente encontrados para download através de sites de busca. Até autores experientes se confundem com a ortografia ou correm o risco de digitar a tecla errada do teclado. Entretanto, não há desculpa para que o texto final não seja revisado e corrigido.

2 - Leia atentamente o texto depois de escrito à procura de erros gramaticais, descontinuidade, e quaisquer outros aspectos da sua fic antes de submetê-la. Ninguém é perfeito e erros sempre acabam ocorrendo, mas é dever de um autor preocupado com seus leitores sempre revisar o que escreve antes de publicar.

3 - Respeite os leitores que deixaram reviews. Nem todas as reviews são necessariamente um elogio. Se alguém deixa críticas construtivas ao seu trabalho, aceite como um elogio o fato do revisor ter perdido uma parte do tempo dele para ajudar a melhorar sua escrita.

4 - Todos que participam de sites de fanfics são escritores aspirantes. Respeite os outros membros e ofereça ajuda quando eles precisarem. O caminho para se tornar um excelente autor é de duas mãos.

5 - Use formatação adequada para o texto escrito. Por exemplo, o uso de letras maiúsculas em todo o texto, além de gramaticalmente incorreto, incomoda a leitura. O mesmo vale para emoticons e mixuguês - guarde-os para conversas no MSN e fóruns.

Observadas essas regras básicas que qualquer autor deve ter em mente antes de pensar em publicar sua fanfiction, vamos para as regras propriamente ditas do ffnet.

Postagens não-permitidas:

- Texto que não constitui uma história: previews, notas do autor, pesquisas, listas, desafios, etc.
- Propagandas
- Comentários inseridos no meio de uma história copiada
- Qualquer tipo de texto interativo. Perguntas e respostas, o autor como um dos personagens, etc. (Isso também inclui fics tipo fichas)
- Histórias com personagens não-fictícios: atores, músicos, etc.
- Textos escritos no formato de chat e emoticons


Ações não-permitidas

- Múltiplos posts do mesmo material.
- Renomear nomes dos personagens/locais de uma mesma história para fazer o upload em diferentes categorias. Ex: Pegar uma fic SasuSaku e transformá-la numa RonMione mudando apenas os nomes dos personagens e trocando Konoha por Hogwarts.
- Copiar um trabalho previamente publicado e que não é de domínio público. Ex.: Letras de música, trechos de livros. 


Regras Gerais:

- O título e o sumário de qualquer fanfiction deve ter conteúdo apropriado para qualquer idade
- A fanfiction deve ser sempre classificada corretamente de acordo com a idade adequada para os leitores
- A fanfiction deve ser indicada na sua categoria. Ex. Uma fic SasuSaku só pode ser da categoria "Naruto".
- Não é permitido que capítulos da mesma história sejam postados como fanfictions diferentes. Todos os capítulos devem ser agrupados utilizando a ferramenta 'edit/upload chapter'. (Mais informações sobre as ferramentas do ffnet nos próximos posts)

E por último: Em respeito a pedidos expressos, o fanfiction.net não publica fanfictions baseadas nos trabalhos dos respectivos autores/editores:

  • Anne Rice
  • Archie comics
  • Dennis L. McKiernan
  • Irene Radford
  • J.R. Ward
  • Laurell K. Hamilton
  • Nora Roberts/J.D. Robb
  • P.N. Elrod
  • Raymond Feist
  • Robin Hobb
  • Robin McKinley
  • Terry Goodkind

Aposto que muita gente que posta há tempos no ffnet se surpreendeu com algumas regras. Eu mesma admito que não respeitei todas elas e terei que rever minhas fics postadas no site. Também já esbarrei com muitas fics - inclusive em inglês - que também não cumprem todos os avisos. Mas o ffnet está ficando mais atento a isso, portanto, não custa obedecer.

Publicando no FFnet - Parte 2: Ratings - um resumo das faixas etárias aplicadas no ffnet e como classificar sua fic!
Publicando no FFnet - Parte 3: Tutorial  - publicando sua fic no ffnet, passo a passo.

XD

Um comentário:

  1. Eita xD

    Ah eu confesso que não leio por preguiça mesmo xD
    O inglês é de boa, mas vou acompanhar seus posts aqui \o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...