sábado, 17 de julho de 2010

Publicando no FFnet - Parte 3: Tutorial

Agora que você já escreveu sua fanfiction, se certificou que ela atende às "guidelines" e classificou em um dos "ratings" do site, já está pronto para publicar no ffnet!

O processo não é difícil, mas é um pouco diferente do que estamos acostumados nos sites brasileiros. Basicamente, ao invés de criar uma nova fic e copiar seu conteúdo com o ctlr c + ctrl v, no ffnet você deve antes upar o arquivo texto no site e só depois poderá cadastrar a fanfiction e publicá-la. E claro, lembre-se que como o site é internacional, todas as instruções e menus estão em inglês. Mas isso não é motivo para desistir! Abaixo segue um mini-tutorial para publicar/editar sua fic, explicando a utilidade dos menus principais.


1o Passo: Abrindo sua conta

O primeiro passo é fácil. Basta acessar a homepage do site (http://www.fanfiction.net/) e clicar em Sign up - lá no canto direito superior da tela, na barrinha azul.

Vai aparecer um formulário onde você deverá preencher o seu pen name - que será seu login/apelido no site -, e-mail - que deverá ser redigitado no campo abaixo - e password/senha - também precisa ser digitada duas vezes. Além disso, é preciso clicar nos quadradinhos concordando com os "Terms of Service / Termos de Serviço" e a "Privacy Policy / Política de Privacidade". Se você não quer ler esses documentos chatos, lembre-se que você está concordando cegamente com tudo que está escrito neles, incluindo que está ciente que pode perder sua conta caso desobedeça as regras do site que já descrevi no post sobre as "guidelines".

Ah, sim! Já ia me esquecendo... O site também pedirá para você digitar duas palavras confirmando que você é um humano...

Depois disso, você deverá aguardar uma mensagem no e-mail indicado para a ativação da conta.

Para evitar a propagação de spam, entretanto, novos usuários só podem começar a publicar fanfictions dois dias depois da criação da conta.


2o Passo: Acessando o FFnet

Muito bem, agora que você já está cadastrado no site, você deve fazer o "Sign in" para poder acessar sua área restrita. Lembre-se que o FFnet lembra-se do seu login e senha no mesmo computador por apenas 3 dias, o que significa que frequentemente você terá que usar o e-mail cadastrado e password.

Assim que você completar o login, será direcionado à página inicial da sua área restrita. Aqui, você pode alterar login/senha, editar seu profile (recomendado para que seus leitores saibam mais sobre você), e upar um avatar.


3o Passo: Upando seus arquivos

Antes de criar uma fanfiction no site, você deve upar seus arquivos na sua área. Para isso, clique na guia Publish (segunda opção abaixo da faixa azul), e depois, na opção Document Manager (upload), um pouco mais abaixo. A tela deve aparecer semelhante a figura abaixo:


  Para fazer o upload agora, fica fácil. No item Upload New Document, basta escolher um nome para o arquivo em Label, selecionar o arquivo no seu computador em File on computer e, depois, clicar em Submit Document

Quando a transferência for finalizada, o arquivo vai aparecer no item Document Manager, com o nome que você escreveu em Label. Na figura acima, você pode ver o arquivo do capítulo 11 da minha fic "Entre a Raposa e o Falcão", que se chama Confissão - Parte 1. Não existe nenhuma regra para nomear os arquivos, mas eu sempre uso o  modelo "número_nome do cap" para não me perder. Os arquivos ficam hospedados desta forma no site por 60 dias, e você pode editar o conteúdo ou ter um preview de como ele aparecerá no site depois de publicado se clicar na opção Edit/Preview.


4o Passo: Criando uma nova história

Muito bem, chegamos finalmente à criação da fanfiction no site! Para isso, basta escolher a opção New Story, logo abaixo da opção Document Manager.

Para publicar no site, é obrigatório ler as guidelines. Por isso, a única coisa que você verá é o link para acessá-las. Apenas depois de seguir o link, baixar a página e clicar em "Yes, I have read and agreed to the content guidelines" é que você será realmente direcionado para a página de cadastramento da sua fanfic. Não importa quantas fics você já publicou no site, você terá que refazer esse procedimento a cada nova história criada.

Clique em New Story novamente e escolha se a sua fanfic é Normal (possui apenas um fandom) ou um Crossover (mistura de vários fandoms). Se for uma fanfic Normal, basta clicar em Select/Change Category e indicar a categoria (fandom) da fic. Se for Crossover, o procedimento é o mesmo, mas há dois campos para selecionar o fandom. As categorias estão divididas em:
  • Anime/Manga
  • Books (Livros)
  • Cartoons (Desenhos)
  • Comics (HQ / Quadrinhos)
  • Games (Jogos)
  • Misc (Miscelâneos)
  • Movies (Filmes)
  • Plays/Musicals (Peças/Musicais)
  • TV Shows (Séries de TV)
Escolhendo uma categoria, automaticamente a janela mostra uma lista dos fandoms disponíveis. Escolha o fandom e clique em Continue.

Com isso, vai abrir uma nova guia na janela: Publish New Story. Basta escrever o título da fic em Title, e uma pequena apresentação (255 caracteres) em Summary. (Lembrando que o título e o sumário devem ser adequados para leitores de qualquer idade).  Selecione o idioma da fic em Language e escolha o Rating adequado. Na linha abaixo, você pode escolher dois gêneros para a fic: romance, drama, aventura, ação, etc.

Fanfictions não-terminadas devem ser marcadas como In-Progress, ou como Complete se for uma one-shot ou o último capítulo da fic.

Fandoms que exitem em mais de uma mídia (Naruto, por exemplo, pode ser o anime ou o mangá) aparecem com a opção World, onde você pode selecionar o mais adequado para a sua fic. Por fim, você pode escolher dois personagens principais nas listas Character 1 e Character 2.

Agora basta selecionar o arquivo que você upou em Document e clicar em Publish New Story. Você deverá receber um aviso dizendo que a fic está publicada e com um link direcionando para a área de edição e adição de novos capítulos. \o/


5o Passo: Editando e Adicionando novos capítulos

Se você achou que a saga para publicar sua fic acabou, ainda não! Mas calma, este é o último capítulo, prometo!

Depois de publicada sua fic, você pode querer alterar o sumário, ou o gênero ou, mais comumente, adicionar novos capítulos. Para isso, basta escolher a opção My Stories, que fica logo abaixo de New Story.

Você será direcionado para uma lista com todas as suas fanfictions publicadas. Clique na fic que você quer atualizar e você cairá novamente na página com as propriedades da fic, que você pode alterar livremente, conforme mostra a figura abaixo.



Para publicar um novo capítulo, vá para Content/Chapters e, na opção Add New Chapter, escreva o nome do capítulo e selecione o arquivo. Você também pode substituir um capítulo já publicado na opção Replace/Update chapter with new content indicando o capítulo que será substituído e o novo arquivo upado no site.

Ufa! Finalmente acabou.

Ainda há uma série de recursos no site, mas acho que chega por hoje, né? Espero que com esse tutorial, publicar sua fanfiction no ffnet não seja mais um bicho de 7 cabeças!

Publicando no FFnet - Parte 1: Guidelines - regras para postagem no ffnet.
Publicando no FFnet - Parte 2: Ratings - um resumo das faixas etárias aplicadas no ffnet e como classificar sua fic!

XD

Um comentário:

  1. Ah, se eu soubesse antes que você tinha feito esse tutorial, nem tinha me dado ao trabalho de ter feito um também, ia mandar todo mundo que me perguntava como postar no ffnet para cá. XD * preguiçosa-mor*

    Muito bom e bem explicado. ;D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...