quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fanfic é plágio?

Essa é uma das primeiras perguntas que surgem quando queremos publicar uma fic. Com a popularização da internet, as fanfictions se multiplicaram, e hoje há vários sites, brasileiros e estrangeiros, dedicados à publicação de fics de um determinado fandom ou de vários. Mas publicar histórias de personagens criados por outro autor não é plágio?

Se você tomar alguns cuidados, não. Existe uma diferença básica entre plágio e fanfiction, e acho que depois de entender um pouco dos dois, todos vão concordar comigo.




Segundo a Wikipédia, plágio é o ato de assinar uma obra de qualquer natureza contendo partes de uma obra de outra pessoa sem lhe dar os devidos créditos. Ou seja, o plagiador assume uma autoria indevida de uma obra intelectual de outra pessoa.

Muitos críticos das fanfictions alegam que elas não passam de plágios das suas histórias originais. Entretanto, fanfiction são histórias escritas por fãs de personagens criados por outras pessoas. A grande diferença entre plágio e fanfiction é que os ficwriters (escritores de fanfiction) não assumem a propriedade da obra original. Ou seja, uma fanfiction não tem fins lucrativos, e sempre está claro que o ficwriter não é o criador dos personagens, lugares e fatos que completam a história.

Disclaimer

Quem leu o post 10 Regras de "Etiqueta" para Quem quer Escrever Fanfictions já sabe que algo que não pode faltar na sua fic é o espaço do "Disclaimer".  Não custa nada acrescentar algumas linhas no início da fanfiction deixando claro que você escreveu sua história sem nenhum fim lucrativo e dando os créditos para o criador do fandom que você resolveu escrever.

J.K.Rowling escreveu e criou o mundo de Harry Potter, Naruto e seus personagens pertencem a M.Kishimoto, a Terra Média só existe graças às obras de Tolkien. Viu? Fazendo isso, em nenhum momento você está se apropriando da obra de outra pessoa. 

Autores que amam e Autores que odeiam fanfictions

Recentemente, muitos escritores vem se posicionando a favor das fanfictions. Entre eles, Neil Gaiman, Tery Pratchett, J.K.Rowling e Stephanie Meyer. A criadora de Harry Potter, inclusive, afirmou ficar lisongeada ao saber que existiam pessoas que queriam escrever sobre os personagens que ela criou, enquato S. Meyer até adicionou links no seu website para fanfictions de Crepúsculo.

Mas é preciso ter alguns cuidados. George Lucas, por exemplo, não é contra fanfictions. Existem várias fanzines de Star Wars, mas Lucas pediu que não fosse divulgado nenhum material pornográfico (fanarts e fanfictions) nestas publicações para que sua história não perdesse o caráter de entreterimento familiar que ele criou. Portanto, se você pretende escrever alguma fic deste fandom, não custa respeitar o autor e evitar cenas mais picantes.

Um exemplo mais radical é a escritora Anne Rice. A autora de Entrevista com o Vampiro e as continuações As Crônicas Vampirescas é extremamente contra fanfictions. Ela e mais uma pequena lista de escritores pediram para o fanfiction.net retirar e proibir qualquer fanfiction de suas obras. A lista completa deste autores você encontra no post Publicando no ffnet Parte 1: guidelines. Assim, se você gosta muito destas obras e escreve fanfictions delas, aconselho a não publicá-las, em respeito aos seus autores.


Organization for Transformative Works (OTW)

Numa tentativa de tradução, a "Organização para o Trabalho Transformativo" é uma organização não governamental americana que procura defender e legitimar as atividades transformativas de trabalhos feitos por fãs (fanfictions, fanarts, fanvideos, etc.). Sendo um site americano, seus argumentos pró-fanfictions estão baseados na constituição dos Estados Unidos, mas ainda assim, o site da OTW (http://transformativeworks.org/) é uma boa referência para responder mais dúvidas sobre este tema. Segundo a OTW, uma fanfiction é o re-uso da linguagem, personagens e cenários criados por outro autor. Uma vez que o ficwirter não se declara criador do fandom de sua fanfiction, seu trabalho não deve ser considerado plágio.

Além de defender a legitimidade das fanfictions, a OTW ainda mantém o Archive of Our Own: um site para publicação de fanfics (cujos fandoms foram permitidos pelos seus autores), totalmente baseado em software livre.

Outro projeto que da OTW que deveria ser obrigatório para todos os ficwriters é o Fanlore: uma espécie de Wikipédia das fanfictions!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Infelizmente, a questão do plágio e fanfictions é ainda muito maior que a simples definição das duas. Atualmente, os sites que hospedam fics tem encontrado arquivos duplicados, cópias descaradas e fics praticamente idênticas, apenas pertencendo a fandoms diferentes. Muitos ficwriters tem se unido contra o plágio de fanfics, criando comunidades e sites próprios para denúncias. Este post não trata deste problema específico, mas prometo falar sobre isso em breve!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. É complicada essa perseguição que alguns tem com relação a materiais produzidos por fãs. Algumas vezes chega a absurdos, tipo a warner bloquear uma amv meu, visto por trezentas pessoas, e que eu não lucrei nada com isso. Fazer o q?!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post, flor!
    Realmente, não conceder os devidos créditos é falta de ética. Além disso, antes de mais nada, um Ficwriter que se preze será - sobretudo - um admirador do trabalho do autor original. Penso que as Fic's são, inclusive, um meio de divulgá-lo. Muitas pessoas passam a apreciar mais os enredos originais apenas por ler e acompanhar Fic's.
    O complicador atualmente – infelizmente – não são os créditos aos autores originais. Penso que isso está (parcialmente) superado e estes mantêm-se reconhecidos pelo trabalho, independentemente de Fic's ou não. O complicador mesmo são os plágios que as pessoas fazem das próprias Fic's.
    A sério, apesar de uma Fanfiction não ser totalmente original, isso não quer dizer que o Ficwriter não possua direitos sobre o que escreve. Algumas vezes penso que deviam haver sistemas melhores (legais, por que não?) para evitar esse tipo de coisa.
    Novamente, adorei o Post, linda!!! =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...