quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que ler fanfictions?



Essa foi a pergunta que me veio à cabeça quando ouvi falar pela primeira vez das tais ficções escritas por fãs. Afinal, por melhor que seja o ficwriter, nenhuma fanfiction de Harry Potter será melhor que qualquer coisa que a J.K.Rowling escrever, por exemplo. Você pode até não ter gostado do rumo dado a algum dos seus personagem preferidos da série, mas escrever com o mesmo estilo do autor que os criou é praticamente impossível. Uma fanfiction, como qualquer texto de ficção, tem características próprias que a identificam como sendo de um determinado autor. Então, novamente eu pergunto: por que ler uma história sobre Harry Potter que não foi escrita pela J.K.Rowling?


A resposta é puramente pessoal, mas acredito que muitos leitores de fanfics vão se identificar comigo.

Alguns escritores conseguem criar universos tão envolventes que nos apaixonamos imediatamente por seus personagens. Tudo bem quando estamos lendo um livro com o final bem definido, nossos personagens favoritos seguiram o seu rumo e a história acaba deixando-nos satisfeitos com o final de cada um deles. Mas e quando o final da história não é assim tão perfeitinho, deixando uma dúvida no ar? Ou quando a história é publicada em série, levando anos entre um livro e sua continuação, ou como no caso dos mangás, décadas com atualizações semanais de meras vinte páginas?


A primeira vez que assisti O Império Contra-Ataca passei meses sonhando com a saga, indagando qual seria a história por trás de Darth Vader para explicar como ele poderia ser o pai do Luke. O resultado foi uma história alternativa que criei na minha cabeça e que não tinha nada a ver com StarWars I, II e III, filmada décadas depois. (Eu costumo dizer que essa foi minha primeira fanfiction, embora nunca tenha publicado.)

Fanfictions são uma maneira de apaziguar toda essa ansiedade que invade o leitor ávido por mais da sua história preferida. Podem não ser tão bem escritas como os textos intrigantes de Neil Gaiman ou as cenas choráveis de Masashi Kishimoto, mas preenchem a falta que sentimos quando não temos mais nada para ler sobre nossos personagens mais queridos.


Outro motivo é a enorme curiosidade que acabamos adquirindo quando pensamos demais numa história. Por exemplo, Naruto é um mangá sobre ninjas, com uma história concentrada em lutas e na busca por reconhecimento do protagonista. Entretanto, que fã nunca se pegou indagando como Naruto vivia em Konoha antes dos seus doze anos (quando a história começa)? Kishimoto não precisa gastar páginas do mangá sobre a infância do seu protagonista para contar sua história. Mas nós, fãs, queremos saber. E enquanto não há uma versão oficial escrita pelo criador de Naruto, ler sobre o que outros fãs imaginam pode ser um passatempo agradável.

Ler a interpretação de outros fãs para o futuro da história, ou para um final alternativo pode ser um exercício para nossa criatividade. Nos faz pensar se concordamos com uma ou outra teoria, ou abre nossa cabeça para interpretações que jamais havíamos imaginado. E de quebra, a possibilidade de deixar reviews e discutir os capítulo ainda pode gerar grandes amizades.

Se você torce o nariz para fanfictions, repense os seus conceitos. Você pode se supreender e quem sabe até virar um ficwriter!



Mais sobre fanfictions:



XD

3 comentários:

  1. Concordo em grau, número e gênero. Dou o maior apoio e recomendo as fanfics! :D

    ResponderExcluir
  2. Fanfic é bom e eu gosto! XD
    Acho muito bom ver tantas histórias escritas por fãs. Algumas são tão envolventes que fico viciada. E olha que delas podem sair bons escritores! Um exemplo é a Cassandra Clare, autora de série Instrumentos Mortais, que começou escrevendo fanfic de Senhor dos anéis e Harry Potter (as de HP estão entre as minhas preferidas)e hoje é um sucesso. O primeiro livro da série, Cidade dos Ossos, foi muito elegiada aqui no Brasil. Recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...