segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Casais Alternativos em Fanfics

Uma das características que mais me viciaram em escrever fanfiction foi o desafio de colocar personagens conhecidos em situações que jamais imaginaríamos na história original. E claro que isso só tem graça e só fica um texto agradável de ser lido se os personagens mantiverem suas características originais.

Entre as situações inusitadas, a formação de casais alternativos é um dos desafios mais interessantes e mais comuns de se encontrar. A união entre personagens que mal se falam, que teoricamente se odeiam ou que tiveram aquela troca de olhares que lhe chamou a atenção mas o autor insiste em dizer que não são um casal. Seja qual for o caso, imaginar uma situação e escrevê-la de maneira convincente é um exercício divertido e que pode render fanfics excelentes. Além disso, pode chegar a criar um próprio fanom, como SnapeMione e SasuHina, apenas para citar os exemplos mais chocantes nos fandoms Harry Potter e Naruto.



 SasuHina? Mas como assim? A Hinata sempre gostou do Naruto, e ela e o Sasuke nunca se falaram no mangá! Isso é um absurdo!

SnapeMione?! Eca! Juntar a Hermione com um velho feio e malvado como o Snape é coisa de gente doente!
Ei! Calma aí! Nós estamos falando de fanfiction! Uma FICÇÃO... escrita por FÃS... Não quer dizer que tenha que concordar com tudo o que está na história original. E como eu disse, SasuHina ou SnapeMione são os exemplos mais chocantes de casais alternativos (ou seja, casais que não seguem o canon). Se você nunca acompanhou casais alternativos pode começar com alguma coisa mais leve e mais fácil de comparar com a obra original, como NejiTen em Naruto ou Dumbledore/McGonagall em HP (tá, eu sei que a J.K.Rowling disse que Dumbledore era gay, mas estamos falando casais alternativos aqui!).

É claro que para uma fic dessas ficar convincente, o autor tem que tomar vários cuidados. Não adianta nada escrever uma SasuHina com uma Hinata que nunca ouviu falar do Naruto, ou uma DracoMione ignorando o fato que Draco Malfoy odiava sangues-ruins como a Hermione. E é justamente aí que está a graça (pelo menos pra quem escreve). O desafio é: explique como a Hinata deixou de amar o Naruto e se apaixonou pelo Sasuke. Que cenário é esse onde Sasuke se sente atraído por uma menina que ele nem sequer sabia que existia? Descreva a luta interior que Draco sofreria se descobrisse estar apaixonado por uma sangue-ruim. Ou o que poderia fazer a Hermione esquecer as ofensas do sonserino e começar a gostar dele? (As mesmas perguntas valem para o fanom SnapeMione, com o agravante da diferença de idade - ótimos ingredientes para um bom drama!).

Existem autores experts em  brincar com as inúmeras possibilidades que uma fanfiction oferece e que jamais poderiam acontecer na história original, já que esta última segue apenas uma linha de acontecimentos (Kishimoto não pode escrever uma Hinata que se declara ao Naruto no cap 437 e depois lançar dois caps 535, um onde ela continua gostando do Naruto, e outra versão, onde ela começa a se apaixonar pelo Sasuke). Mas eu, Bastet, posso me perguntar o que a Sakura faria se Itachi estivesse vivo e se visse dividida entre ele e Sasuke, e mesmo sabendo que isso nunca vai acontecer no mangá, escrever a minha visão desta idéia. Só porque J.K.Rowling escreveu um final com Ron e Hermione casados, não significa que nas fanfics eles continuem casados o resto da vida.

Resumindo: não é pecado juntar casais impossíveis na história original, contanto que você tenha bons argumentos. A premissa das fanfictions é justamente escrever histórias alternativas sobre personagens que você gosta. Entretanto, não faz sentido nenhum escrever uma SnapeMione se os personagens estiverem descaracterizados ou se as características da história que tornam este casal tão absurdo forem ignoradas.

Assim, esse post é um convite a você, leitor conservador que não aceita nada fora do canon. Comece com uma SaiIno, NejiTen ou JiraTsu. Depois, tome coragem para ler uma LeeSaku, NejiSaku, SasuKarin, NaruIno, NaruSaku. Se você encontrou bons autores de casais alternativos, aventure-se então pelas ItaSaku, DeiSaku, ItaIno, MizuSasu e, por que não, SasuHina. O fato de existirem ficwriters capazes de escreverem casais alternativos de maneira convincente não vai mudar o enredo do mangá, não precisa ficar com medo! Por outro lado, dar asas a imaginação é um exercício fascinante!

Entretanto, não posso falar de casais alternativos e esquecer de alertar que alguns autores são tão bons e tão convincentes que eu já encontrei pessoas que realmente acreditam em SasuHina ou SnapeMione. Portanto, CUIDADO: consuma estes casais com moderação! :)

---------------------------------------------------------------------------------------------
PS: Eu sei que agora deveria vir uma lista de fics e/ou autores que eu recomendo sobre os casais citados acima. Mas o universo das fanfictions é muito grande e esta lista jamais acabaria. Para termos mesmo assim uma lista no final deste post, segue os meus casais alternativos favoritos:
HP:
  • SnapeMione
  • SnapeNarcissa
  • VoldBela
  • DracoMione
  • SnapeLilly

Naruto:
  • SasuHina
  • SasoSaku (eu gosto do casal, mas nunca li uma fic deles pq são todas UA)
  • ItaSaku
  • SasuKarin
  • LeeSaku

Se alguém estranhou a falta de SasuSaku na lista, espero não precisar explicar o motivo!

XD

10 comentários:

  1. Bastet-sama, adorei seu post! *-*
    Eu AMO casais alternativos pq não fica aquela coisa de só ler fics de um único casal, pq chega até enjoar (sim, eu enjoei de ler fics NaruHina).
    O meu casal alternativo favorito é ItaSaku, acho muito fofo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Ai Bastet eu adorei o post xDD... Sério!
    Eu sei bem diferenciar fanon de canon em relação ao que eu ACHO que vai dar no mangá, pelo que torço dentro do contexto do mangá, dos casais cracks que eu adoro ler e surtar em fanfics.
    Eu me apaixonei FÁCIL por alguns casais TOTALMENTE CRACKS, que as vezes, dependendo do QUÃO bem feita são as fics deles, você vê mais química entre eles que os casais canons mesmo do mangá. AHUHUAHUAHAUHAHUAHA.
    E bem, Esses casais costumam funcionar melhor em fics UA, mas como você comentou no twitter agora pouco, pra muita gente isso é uma desculpa pra deixar os personagens OOC e.e'''....Tipo, acho tosco. Eu não gostava de fics UA, até ler as bem feitas e hoje gosto de todas, e digo na minha preferência que casais Cracks são melhores em UA, pela funcionalidade da coisa, de bolar situações e tudo mais, mas OOC é imperdoável xD.
    Enfim.... Mesmo sabendo que no Mangá João e Maria, Paulo e Laura vão ficar juntos, NADA me impede de gostar de ler fics e colecionar fanarts João e Laura, Paulo e Maria, João e Paulo, Laura e Maria (uiê!)
    Acho isso mó normal, e não tem nenhuma influência na capacidade da pessoa ser lunática ou infame com o contexto do mangá. Sei lá, muita gente leva essas coisas a sério, acho bobeira xD

    O objetivo é entreter e divertir, como você disse, são FANFICS ficções criadas por fãs, quem vive apegado a regras (que não existem) nesse mundo, pra pregar alguma lei sobre ships, acho que precisa abrir mais a cabecinha :D

    Não digo que tem que ser obrigado a gostar, mas não achar isso o 11° pecado capital HAHAHAHA!

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Blah, num sou lá muito fã de casal alternativo, principalmente pq os meus alternativos favoritos quase não tem fics e quando tem, é melhor nem comentar.

    ResponderExcluir
  4. Oieeee linda
    Eu acho que sou a rainha do casal trocado. Pq adoro escrever uns diferentes, e ler tb.
    Claro que as historias devem ao menos ter coerencia, se não for uma UA, mas enfim...
    O nome ja diz ne fanfiction, o negocio é usar a criatividade.

    bj


    Kori Hime

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bastet. (engraçado te chamar de Bastet de novo *rs*)

    Adorei o post bem explicativo sobre nossos casais improváveis! Escrever sobre situações completamente inusitadas é tudo de bom. :0)

    Acrescentaria a este post pares que não são casais, mas que caem na categoria improvável (beirando o absurdo), como por exemplo Snape mentor/pai do Harry. *rs*

    Saudades de vc! :0*

    Fer

    ResponderExcluir
  6. Oi Bastet-sama!

    Eu reconheço que sou "a ignorante que não aceita crack pairings", hahahaha XD

    Eu simplesmente NÃO consigo ler ou escrever sobre eles. Nem como desafio, sabe quando o raciocínio não se completa na sua mente? Juro que já tentei jogar, por exemplo, o Shikamaru com alguma das suas fãs (tipo a Shiho), só pra testar (porque eu gosto de ShikaIno, mas não é um dos meus casais preferidos), mas mesmo assim não saiu nada! Me senti vendo uma fanart malfeita na minha frente... XD

    Concordo totalmente quando você diz que não se pode ignorar a presença de certos personagens e sentimentos quando se quer escrever um crack. Mas mesmo ciente disso, não consigo simplesmente achar que as coisas mudariam assim XD

    Talvez eu devesse ser mais maleável nessa questão... mas não consigo de forma nenhuma '^^

    Mas nada contra quem escreve. Só não me peça pra ler, porque nunca vou conseguir ser parcial e avaliar a história pela criatividade de lidar com um crack.

    Sei que talvez eu esteja errada... mas é assim que eu sou '^^

    :****

    ResponderExcluir
  7. BASTÉTCHY, ADOREEEEEEEI TEU POST! *___________*

    Se tem algo que ADÓRON são casais alternativos! :D Não vejo problema algum em gostar de outros casais. Não acho que isso me deixe "menos SasuSaku/NaruHina/ShikaIno/SuiKarin/MinaKushi/KakaRin" (no caso dos casais de Naruto pros quais torço, só pra exemplificar). Como você mesma disse, é um ótimo meio de treinar a imaginação! ^^

    Agora, vou comentar trechos específicos do seu post. :3

    "Não adianta nada escrever uma SasuHina com uma Hinata que nunca ouviu falar do Naruto, ou uma DracoMione ignorando o fato que Draco Malfoy odiava sangues-ruins como a Hermione." -> No caso de FanFics UA, você não vê problema em fazerem isso, né? Talvez alguns autores considerem TÃO impossível trabalhar certos casais usando a história original que vão e fazem uma UA... xDDDDD (no meu caso, pra fazer uma SasuSakuIta, optei por escrever em UA, senão, pra mim, não teria como trabalhar com ItaSaku LOL)

    "Existem autores experts em brincar com as inúmeras possibilidades que uma fanfiction oferece e que jamais poderiam acontecer na história original, já que esta última segue apenas uma linha de acontecimentos (...)" -> Conforme eu disse no Twitter, TU ACABOU DE ME DESCREVER AQUI, HAHAHAHAHAHA XD

    "SasoSaku (eu gosto do casal, mas nunca li uma fic deles pq são todas UA)" -> Ué, a única FanFic deles que eu li não era UA. :O Acho que foi pra você que passei o link uma vez... Mas poxa, fui caçar aqui e não achei. =[ Eram os últimos pensamentos do Sasori antes dele morrer...

    Enfim, de casais alternativos de Naruto, já fiz FanFic KibaHina, NaruSaku (mas hoje em dia não conseguiria mais fazer FanFic deles, rs), ShikaSaku, KakaSaku, NaruTsu, e a tal SasuSakuIta. Mas há outros alternativos de Naruto que eu gosto. 8D (e confesso que, numa FanFic SasuSaku UA minha, pelo contexto, até que uns hints SasuKarin não seriam ruins, seriam até interessantes... >.<''' *APANHA, pois sempre disse ter nojo do casal XD'''*)

    VIVA CASAIS ALTERNATIVOS, AEAEAEEEEEEEEEEEE! \O/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post Bastet! XD
    Concordo plenamente! Mas é extremamente difícil achar fanfics de casais alternativos que utilizem a personalidade original do casal E não modifiquem completamente a história para que eles fiquem juntos. Eu pelo menos vi pouquíssimas que conseguissem isso!
    E olha, dou os parabéns pra quem consegue, afinal é difícil criar toda uma situação em que os personagens desses casais alternativos possam se encontrar, para, posteriormente, despertarem sentimentos um pelo outro.
    Confesso que eu não consigo ler fanfics de casais muito "incompatíveis", mas alguns eu até acho que ficam interessantes, como ItaSaku, NejiHina [não me matem gente, li uma fic deles muita linda uma vez], enfim, não me lembro de outros agora, mas já li fanfics de mais casais alternativos. Não há problema nenhum com fanfics desse tipo, basta ter criatividade e criar situações com os personagens!
    Adorei mesmo o post! Abraço! =]

    ResponderExcluir
  9. Post muito bom Bastet!
    Gosta de DraMione? Eu também! SAHUSHUASHAUSAH
    Peguei mania nas fics, acredita? Se bem que eu nunca fui muito com essa de Hermione e Ron (sério, nunca gostei dessa parte).
    Mas, não sei se consigo ler uma SasuHina (parece auto-traição, sei lá), posso ler ItaSaku, já que até gosto do casal (embora, seja impossível). Imagina se eu tentar ler uma IchiHime, meu Deus! Eu vou ter um treco.
    Mas, voltando ao assunto fanfics que não seguem o padrão, não são ruins. O dificil é achar alguém que consiga encaixar as idéias nesses casais.

    ResponderExcluir
  10. Eu não tenho nada contra quem escreve e gosta desses casais; aliás, apesar de eu ser uma fanática por SasuSaku, eu confesso que tenho uma quedinha por alguns casais alternativos, como NejiSaku e ShikaSaku. Mas, como você falou, depende muito do contexto da história.

    Mas quando essa preferência começa a virar uma obsessão tão grande, que a pessoa passa a ver a existência de tal casal no contexto original como algo real, aí já acho um pouco "irritante". E não me refiro a NaruSaku, porque, apesar das minhas crenças, não é um casal totalmente alternativo. Se Kishimoto tivesse seguido outra linha, seria um casal bem possível. É como esquecer que a atriz que faz a vilã da novela não é aquela personagem. Misturar ficção com realidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...