sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Guerra dos Tronos

As Crônicas de Gelo e Fogo
Vol.1 A Guerra dos Tronos

Autor: George R. R. Martin

Editora:Leya

591 páginas

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Informações sobre o livro no Skoob.

Meu Histórico de Leitura sobre A Guerra dos Tronos.


As resenhas sobre "A Guerra dos Tronos" na internet cresceram bastante com a estréia da adaptação para a TV da HBO em abril (e com estréia marcada para o Brasil neste domingo). Mas as "Crônicas de Gelo e Fogo" nem precisavam da competência da HBO na produção de séries para conquistar fãs. Já no primeiro volume o livro é viciante (e foi um dos culpados pela ausência de posts no blog), com um enredo que mistura a política, guerra, lobos gigantes e reis descendentes de dragões. G.R.R.Martin conseguiu juntar num livro classificado como "fantasia" personagens e cenas tão reais, que às vezes eu até esquecia que estava lendo uma obra comparada a Senhor dos Anéis. Aliás, devo confessar que mesmo respeitando a obra de Tolkien, me diverti muito mais lendo o primeiro volume das Crônicos de Gelo e Fogo - espero que os demais livros continuem tão bons quanto este.

Com três capítulos já lançados nos Estados Unidos, a adaptação para a TV também está perfeita. Bem, talvez alguns fãs mais conservadores discordem de mim e por causa de algumas cenas cortadas e outras que não existem no livro, mas no geral, há pouco do que reclamar. Os atores estão perfeitos, e os personagens são tão cativantes quanto na obra original.

No universo das fanfictions, As Crônicas de Gelo e Fogo também já estão famosas. O ffnet já tem pouco mais de 200 fics, classifiadas na seção Books -> A Song of Ice and Fire stories. Mas cuidado com spoilers, pois no Brasil apenas dois livros da série foram publicados, enquanto que a série original já tem quatro livros e ainda não acabou.

Para não ficar perdido, aqui vai a lista dos livros já lançados:

A Song of Ice and Fire - As Crônicas de Gelo e Fogo
  • Vol.1 - A Game of Thrones - A Guerra dos Tronos
  • Vol.2 - A Clash of Kings - A Fúria dos Reis
  • Vol.3 - A Storm of Sords - A Tormenta de Espadas (lançamento previsto para SET/2011)
  • Vol.4 - A Feast for Crows
  • Vol.5 - A Dance with Dragons (lançamento previsto para JUL/2011)
  • Vol.6 - The Winds of Winter (sem previsão)
  • Vol.7 - A Dream of Spring (sem previsão)

E claro, ainda há a série - para os hereges que não gostam de ler, ou para aqueles que ficaram curiosos demais para esperar ter os livros em mãos. O site oficial da HBO tem muita informação legal, com vários vídeos do tipo "behind de scenes", informações importantes a respeito das famílias (ou Casas) da história e informações a respeito dos próximos episódios: http://www.hbo.com/game-of-thrones/index.html

O Blog brasileiro Game of Thrones Brasil também é uma ótima fonte com informações atualizadas sobre a série, incluindo links para baixar os episódios legendados.

Para terminar, um featurette pra deixar quem ainda não assitiu / leu com água na boca:


XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...