segunda-feira, 8 de março de 2010

Para Ler Como Um Escritor

Detalhes sobre o livro no site da editora!


Não leve tão a sério o nome do livro. Mesmo que você não tenha a intensão de ser o próximo gênio da literatura, é um manual imprescindível.


O livro é praticamente uma aula. Não exatamente um curso de "como ser um escritor", mas de como aprender com os autores mais diversificados da literatura mundial. Para quem ama livros e não pretende escrevê-los, as lições são igualmente importantes. O mais legal é que a leitura segue tão naturalmente, que parece que estamos numa conversa ao vivo com a autora, sentados num círculo com todos os seus livros preferidos ao redor. A cada parágrafo ou frase citado, é como se tivéssemos esticado a mão, pego o livro e lendo-o em voz alta.

Os trechos selecionados são perfeitos para explicar determinados detalhes que compõe a criação de um livro. A escolha das palavras, a escolha do momento certo para quebrar o parágrafo, os diálogos, os silêncios que valem mais que falas entre personagens... Estar ciente destes "detalhes"pode enriquecer muito mais nossa experiência como leitores.

Para quem ainda pretende se aventurar na arte da escrita, Prose dá dicas importantes - que ela mesma admite ter usado como recurso para seus próprios textos. Cenas particularmente difíceis de serem abordadas por exemplo, puderam ser escritas depois de uma releitura dos clásssicos. Não confundam com usar livros famosos, de sucesso, para copiar seus trechos - mas sim para aprender e exercitar o hábito da escrita.

No final, podemos concluir que é impossível "ensinar" alguém a ser um bom ecritor, mas que bons escritores são feitos a partir do conhecimento, da sensibilidade, diversificação e da prática da boa leitura! Saber reconhecer o que há de bom em um livro e absorver suas lições... Isso faz de nós excelentes leitores e, por que não, futuros excelentes escritores também!

Eu sempre disse que depois que passei a escrever fanfictions, comecei a entender melhor o trabalho de estruturar e escrever uma história e, assim, passei a pensar no futuro de uma série com os olhos do autor: "Por que ele colocou aquela cena? Por que ele cortou a cena justo na hora que fulano ia falar? Por que determinado personagem aparece na cena sem fazer nada aparentemente importante?" 
Os comentários de Prose mostram que é assim mesmo. Que analisando cada detalhe da escrita, sua interpretação é cada vez mais correta. E esse é um cuidado que temos que ter como escritores e como leitores. Nem que sejam apenas fanfictions! ;)

PS: A versão brasileira ainda tem um presente a mais! Comentários do professor Ítalo Moriconi, analisando obras dos maiores escritores da literatura brasileira.

PS2: Atenção especial à lista de obras a serem lidas imediatamente! Uma bela coleção de livros e autores, alguns deles fora do convencional - O que mostra que Prose realmente sabe do que está falando. Há também uma lista de obras e autores da literatura brasileira, elaborada por Ítalo Moriconi. Afinal, que espécie de leitores/autores são os que não conhecem a literarura do seu próprio país? 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...